O Portal da Folia arrastou cerca de 1.500 pessoas para a praça do Carananduba. O público curtiu desde marchinhas de carnaval até as músicas mais tocadas na rádio atualmente. Neste domingo, 20, o palco recebeu artistas da ilha, que garantiu a diversão geral, do público infantil aos idosos.
De acordo com o Presidente da Fundação de Cultura de Belém (Fumbel), Carlos Amílcar, este ano o diferencial do carnaval de rua em Belém e nas Ilhas foi o aprimoramento do que já existia. “Este ano nós priorizamos o que já existia, reunimos com os representantes das ilhas e pedimos para que eles dissessem o que a população gosta e como gosta de curtir o carnaval, já que a festa é para eles e intenção da Prefeitura de Belém é valorizar a cultura de cada local, ajudando na estrutura, dando apoio na segurança e claro garantindo a diversão para os brincantes” diz Amílcar.
A brincadeira teve início com o arrastão do bloco União Araraense do Carananduba, que animou a população com músicas e marchinhas de Carnaval. “É muito bom poder resgatar e fortalecer a nossa cultura, principalmente quando é valorizado o que é nosso”, disse dona Elizabeth Cordeiro, uma das integrantes do bloco.
A Escola de Samba, Universidade de Samba de Mosqueiro (Unisam), foi representada por parte da bateria no palco, que tocou e cantou seus sambas enredos. A escola já existe há 6 anos, é composta por 1.200 integrantes, 150 só na bateria. Este ano irá homenagear na avenida a Presidente da Escola, Domingas Carneiro.
Para o cantor oficial, Antônio Carlos, conhecido como Xaxá, a política cultural da Prefeitura está muito boa. “Aqui na ilha tem muita coisa boa para se explorar, e dessa maneira a Prefeitura faz a festa e ainda dá a oportunidade para os artistas locais mostrarem seus talentos”, ressalta.
A última atração da noite foi a Banda TDB, atração local, que agitou a galera com as músicas mais tocadas nas rádios. No próximo domingo, 27, o Portal da Folia de Mosqueiro chegará para os brincantes da Baía do Sol. Para garantir a segurança e diversão da festa, a Prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, além de agentes da CTBel e Guarda Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário