sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ajormap coloca mídia alternativa em foco


O secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias Júnior, recebeu uma comissão formada por representantes de veículos de mídia alternativa, na tarde desta quarta-feira (19). Durante o encontro, o presidente da Ajormap (Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Pará), Orlando Brito do Carmo, apresentou uma lista de proposições formuladas pela entidade e obteve do titular da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) a garantia de que as demandas serão avaliadas, a fim de agregar essas mídias à plataforma de comunicação institucional.
O encontro é o primeiro da Ajormap com o governo estadual, marcando o início de uma parceria que, de acordo com o secretário, poderá ser bastante produtiva para ambas as partes.
"Queremos aproximar a entidade do governo e colocar o nosso serviço à disposição da comunicação do Estado. Vamos levar a mensagem do governo a todas as localidades onde a grande mídia não chega, mas nossos veículos acabam chegando", afirmou Orlando Brito.
A parceria, ressaltou o presidente da entidade, será fundamental para assegurar o aprimoramento e organização dos profissionais que integram a Ajormap, criada em setembro de 2010, reunindo 120 associados entre jornais do interior e da capital, revistas, serviço de publicidade fixa (conhecidas popularmente como "bocas de ferro"), rádios comunitárias outorgadas e espaços virtuais (sites e blogs).

Instituto - A Associação já estuda a criação ou contratação de um instituto de verificação que possa fazer um levantamento amplo e preciso da atuação dos veículos de mídia alternativa, contemplando aspectos como circulação, público atingido e credibilidade. Entre as propostas entregues ao secretário de Comunicação estão o estabelecimento de parceria para a realização da Primeira Jornada de Comunicação Alternativa, a ser promovida pela entidade; a criação do Conselho de Comunicação com um assento para comunicação alternativa; apoio para a capacitação de pessoal e aperfeiçoamento do material tecnológico utilizado pelos veículos associados.
"O pleito desse segmento é legítimo e, dentro do possível, nós vamos estudar cada uma das solicitações. Isso será feito a partir de uma avaliação técnica de cada veículo, de acordo com a abrangência e público alvo, para que possamos definir verbas de propaganda. O objetivo do governo é aumentar a plataforma de comunicação com a comunidade e, nesse sentido, a parceria com a mídia alternativa é imprescindível", afirmou Ney Messias Júnior.
No encontro com o novo Secretário de Comunicação, estiveram presentes os seguintes associados da Ajormap -: Orlando Brito do Carmo (Jornal do Moqueiro), João Leal (Jornal O Pescador - Vigia), Roberto Angelim (O Regional e Metrópole), Marcia Ferreira (Jornal O Cabano - Barcarena), Klenilson Veloso (Jornal do Pará), Jorge Mesquita (Correio Jurunense), Dorival Galvão (Jornal Miriense), Alfredo Silva (Jornal O Indicador), Eduardo Sillé (Jornal de Ananindeua), Nelson Dantas (Revista Paramazon), Cícero das Neves (Serviço de Publicidade Fixa - Tropical Propaganda) e José Croelhas (O Estado e Sudeste)
Secom

2 comentários:

  1. Caro Orlando,
    Li com atenção a matéria sobre a visita ao Secretário de Comunicação Ney Messias e pesquisei também sobre a criação da Ajormap. Parabéns pela iniciativa, pois assim os jornalistas que trabalham no interior poderão também ser valorizados. Espero estreitar os laços e ficar por dentro do assunto. Para tanto, deixo meu número de celular e meu endereço eletrônico, pois pretendo ser um dos associados da entidade.
    91.8271.6131
    www.jorgequadros.com
    sitejorgequadros@yahoo.com.br
    jorgequadros40@hotmail.com (MSN)pode adicionar.

    Abraços
    Jorge Quadros
    Jornalista
    DRT-PA 2138
    Paragominas-PA

    ResponderExcluir
  2. Prezados companheiros da Ajormap,cumprimento-os pela iniciativa de se aproximar do governo do Estado, pois no governo anterior, a mídia alternativa ficou esquecida, principalmente nós que fazemos jornal na região sul do Pará. Sou editor do jornal Manancial, com sede em Xinguara, que veicula em sete municípios da região, a saber: Xinguara, Sapucaia, Rio Maria, Água Azul, Ourilandia, Tucumã e São Felix do Xingu.
    Pessoalmene temos aqui promessa feita em campanha pelo nosso governador que nos daria apoio em seu governo.
    Vamos acreditar.
    gostaria de saber quais as possibilidades de nos afiliar a esta Associação.
    Nosso endereço: jornalmanancial@hotmail.com
    www.manancialdecarajas.blogspot.com
    Fone: 094 9153 9530
    Moraes Filho- Xinguara - sul do Pará.

    ResponderExcluir