domingo, 4 de dezembro de 2011

Instalado o Conselho de Segurança de Mosqueiro

Acima o presidente do Conseg Mosqueiro Orlando Brito do Carmo convoca a sociedade para unir forças em prol da segurança e cidadania do distrito

A exemplo das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras, foi instalado oficialmente na Ilha de Mosqueiro o novo Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania, tendo como sigla CONSEG MOSQUEIRO. O evento de instalação do CONSEG apresentou também a composição de sua primeira diretoria executiva que irá articular conjuntamente com a sociedade civil e as autoridades constituídas ações em prol do desenvolvimento mosqueirense.

(Acima foto oficial da Diretoria Executiva do CONSEG MOSQUEIRO)

O evento que teve como mestre de cerimônia, o conselheiro Benedito Cavallero, foi bastante concorrido, realizado no hall do Terrace Moqueio do Hotel Murubira, contou com a participação do Juiz Titular da Vara Distrital de Mosqueiro, dr.José Torquato Araújo de Alencar, vereador Antônio Vinagre - representante do Poder legislativo Municipal, Delegado Nilton Neves - Diretor da Seccional Urbana de Policia Civil de Mosqueiro, Major Benedito Tobias Sabbá Corrêa - Comandante da 2ª CIPM de Mosqueiro, Major Edvaldo Celso da Silva Farias - Comandante Companhia de Bombeiros de Mosqueiro, Adenauer Goes, representante da PARATUR e no ato representando o Governo do Estado do Pará, dr. Luiz Carlos Freire - Representando a Secretária de Segurança Pública, Fernando Robalo - Diretor Geral da Agência Distrital de Mosqueiro, José do Egito - Diretor do Hospital Municipal de Mosqueiro, Jean Fernandes - Gerente da UMS Maracjá.


Na foto ao abaixo da esquerda p/direita: Beto Messias, Maj. Celso Farias, Cizo Guerreiro, Maj. Sabbá, Del. Nilton Neves, Luiz Freire (DRS), Orlando Brito, Dr. José Torquato, Fernando Robalo e Benedito Cavallero).

Também se fizeram presentes Norma Pantoja e Lilia Saldanha - representantes do Conselho Tutelar de Mosqueiro, Clara Lemos -representando a Agência Distrital de Icoaraci, Ilson Santo - Gerente do Banpará de Mosqueiro,Creuza Abreu - Gerente da UMS de Carananduba, Maria José Nascimento - Escola EEMF Abelardo Leão Condurú, Audinéia Tavares - Escola Municipal Remígio Fernandez.
O professor Elias Almeida do Instituto IDESSAE represenou as instituições não governamentais e Paulo Paiva as associações comunitárias presentes.

(Na foto abaixo Vereador Antônio Vinagre)

Após as considerações das autoridades que se pronunciaram parabenizando a instalação do conselho de segurança, o presidente do CONSEG MOSQUEIRO, Orlando Brito do Carmo, agradeceu apresença e convocou a todos para unir forças em prol do desenvolvimento e da cidadania de Mosqueiro reafirmando ainda o compromisso de trabalhar em parceria com as organizações governamentais e não governamentais, sendo um elo de ligação para as ações que serão desenvolvidas. "Por isso estamos hoje assinando este Termo de Parceria n° 001/2011 que irá pautar as nossas atividades por todo o nosso mandato", destacou o presidente do CONSEG MOSQUEIRO.

Professor Elias Almeida ladeado por diretores do Conseg e lideranças comunitárias de Mosqueiro


Em seguida convidou um por um dos diretores executivos, destacando a capacidade e a liderança de cada um que juntos assumiram o compromisso perante a sociedade presente de trabalhar com afinco nas ações que o CONSEG irá realizar.

(O hall Moqueio do Hotel Murubira ficou lotado de convidados ao evento)

O presidente do CONSEG Mosqueiro, Orlando Brito do Carmo fez questão de registrar as instituiçõs nas pessoas por elas representadas que se fizeram presentes ao evento, conforme registro a seguir: Rotary Clube Belém de Nazaré, representado por Eliana Paixão, Associação dos Filhos, Amigos e Moradores de Mosqueiro (ASFAMM), Centro Comunitário Novo Progresso do Ariramba - representado por Rai Ferreira, Sistema Mosqueirense de Comunicação (SMC) - representado pelo radialista José Carlos Bentes, Associação de Pugilismo Carlos Trindade, Associação Mosqueirense de Esporte e Cultura (AMEC) - representando por seu presidente Paulo Cesar Saldanha, Movimento de Ação Comunitária (MAC) - representado por seu presidente André Dias, Associação Mosqueirense de Portadores de Necessidades Especiais (AMPNE) - representado por Walfredo Oliveira Brito, Associação Viva Mosqueiro (Rádio Praiana FM 104,9) - representado pelo radialista e apresentador Léo Capela, TransUni, Movimento dos Sem Terra (MST)- repreentado por Antônio Agnor da Silva, Associação Gumar Urguer - repreentado por Marcelo Costa de Sousa, Associação Belenense Atlético Clube - representado Aluizio Brabo Tavares, Associação de Turismo de Mosqueiro (ATIM) representado por Armando Amarantes Filho, Centro Comunitário Nossa Senhora do Ó do Bairro do Maracajá, Jornal do Mosqueiro - representado por Ricardo Santos, Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Pará AJORMAP, Sindicato dos Servidores do Município de Belém (SISBEL) - representado por Max Monteiro, entre outras entidades presentes.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO CONSEG MOSQUEIRO

Presidente - Orlando Márcio Brito Corrêa do Carmo
Vice-Presidente - Jorge Silva da Conceição
1ª Secretária - Claudete Cardoso dos Santos Valadão
2ª Secretária - Antônia Aline Cabral de Freitas
1ª Tesoureira - Joana Célia da Costa Pinto
2° Tesoureiro - Heitor Bentes da Costa Filho
Diretor de Relações Institucionais - Benedito Martinho de Souza Cavallero
Diretor de Comunicação Social - Alberto Messias Vidueira Ferreira
Diretor de Turismo e Eventos - Antônio Joaquim Tavares Fereira
Diretor de Relações Públicas - Luiz Fernando Barbosa Pinheiro
Diretora de Relações Comunitárias - Raimunda de Nazaré Cavallero
Diretora de Saude e Serviço Social - Denize Silva Moraes
Diretor Cultura Esporte e Lazer - Alexandre Sena dos Santos
Diretor de Patrimônio - Uaraci de Jesus Gueereiro dos Santos
Diretor de Atividades da Pesca - Roberto Rayol da Silva
Diretor de Defesa do Meio Ambiente - Luiz Heleno
Diretora de Defesa dos Direitos da Mulher - Michele dos Santos
Diretor de Assuntos de Portadores de Necessidades Especiais - Paulo Paiva
Diretora de Assuntos Católicos - Rosiane Pereira da Silva
Diretores de Assuntos Evangélicos - João Rodrigo Cabral da Silva / Nozio da Silva Davi
Diretores de Transportes Público - Fábio Wendel Palheta de Souza / Manoel Nazareno de Souza Pinheiro
Diretora de Defesa da Criança e do Adolescente - Laida Farias das Chagas
Diretor de Assuntos Afro-Religiosos - Manoel Pedro da Silva
Diretor de Defesa dos Direitos Humanos - Pedro Melo Dantas

CONSELHO DE ÉTICA E DISCIPLINA
Manoel Balbino Marcelino Nunes
Manoel Paixão do Nascimento
Paulo Roberto Vidal de Santana

CONELHO FISCAL
Uaraci de Jesus Guerreiro dos Santos
Ronaldo Trindade Pantoja
Laida Farias das Chagas

O QUE É O CONSEG?
Entidade de direito privado, com vida própria e independente, modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido no art. 5º, XVII, da Constituição Federal, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública e de outros temas, como cidadania, direitos indiviaduais e coletivos, educação, saúde, transportes, meio ambiente, turismo, esporte, lazer, cultura, folclore, saneamento, economia, geração de emprego e renda, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um Município.

FINALIDADES DOS CONSEGs

a) Congregar as lideranças comunitárias, as autoridades policiais e as de outros órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à segurança pública, para a discussão e adoção de medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades, especialmente aquelas que apresentem maior exposição a fatores de risco que interfiram na dignidade humana;

b) Democratizar o planejamento das atividades de polícia ostensiva de preservação da ordem pública, no âmbito de cada município, para a definição de prioridades de segurança pública, no espaço de abrangência de cada CONSEG.

OBJETIVOS DO CONSEG
I - Constituir-se em canal privilegiado, pelo qual a secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública auscultará a sociedade, contribuindo para que as Polícias estaduais operem de forma integrada na solução dos problemas de segurança de suas circunscrições, em função do cidadão e da comunidade;

II - Congregar as lideranças comunitárias da área, conjuntamente com as autoridades policiais no sentido de planejar ações integradas de segurança, que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade e na valorização da missão institucional e dos integrantes das Polícias estaduais.

III - Propor as autoridades policiais a definição de prioridades na segurança pública, na área circunscricionada pelo CONSEG;

IV - Articular a comunidade visando a solução de problemas ambientais e sociais, que tragam implicações policiais;

V - Desenvolver o espírito cívico e comunitário na área do respectivo CONSEG;

VI - Promover palestras e implantar programas de instrução e divulgação de ações de autodefesa às comunidades, inclusive estabelecendo parcerias, visando projetos e campanhas educativa de interesse da segurança pública;

VII – programar eventos comunitários que fortaleçam os vínculos da comunidade com sua polícia e o valor da integração de esforços na prevenção de infrações e acidentes ;

VIII – colaborar com iniciativas de outros órgãos que visem o bem estar da comunidade, desde que não colidam com o disposto no Regulamento;

IX – desenvolver e implantar sistemas para coleta, análise e utilização de avaliação dos serviços atendidos pelos órgãos de segurança pública , bem como reclamações e sugestões do público;

X – levar ao conhecimento da Secretaria de Estado de Justiça e segurança Pública, na forma definida no Regulamento as reivindicações e queixas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário