tag:blogger.com,1999:blog-2356299122966455137.post6303525986644380442..comments2023-04-15T02:44:56.233-07:00Comments on Blog do ORLANDO BRITO: Belém/Mosqueiro via Icoaraci e Outeiro: Cadê a ponte Dudu?Orlando Brito do Carmohttp://www.blogger.com/profile/08231437447249616365noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2356299122966455137.post-52376581959009469742020-03-25T17:33:21.722-07:002020-03-25T17:33:21.722-07:00Belém deveria rever esse projeto da pontes seria u...Belém deveria rever esse projeto da pontes seria um novo horizonte para icoaraci otero e mosqueio já que pertence a Belém seria conhecido como Belém e suas belas praias de águas doce.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10184170831702807810noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2356299122966455137.post-41192601112291122652012-02-03T03:03:54.252-08:002012-02-03T03:03:54.252-08:00Orla de Belém – Anel Rodoviário: A orla da região ...Orla de Belém – Anel Rodoviário: A orla da região metropolitana de Belém, de Icoarací à Benevides, deveria ser aterrada para a construção de grandes estacionamentos e terminais de carga e passageiros, os pontos de apoio de um anel rodoviário, duplicado, que seria complementado pela construção de uma rede de pontes que interligariam o Curuçambá à algumas ilhas de Ananindeua, à ilha do Mosqueiro (pela parte estreita do Furo das Marinhas, que é largo na longínqua ponte), à cidade de Benfica e à cidade de Santa Barbara, que se conecta à cidade de Benevides através da PA-391, que seria prolongada até o Rio Guamá, onde iniciaria o trecho sul do “RODOANEL”, daí seguindo até Icoarací.<br /><br />Através da rede de pontes seria possível passar (na mesma via) de Benfica à Marituba (sem usar a BR-316), ao Distrito Industrial, ao Curuçambá (emendado ao Icuí) e ao Tenoné, até a estrada do Maracacuera/Outeiro.<br /><br />A Avenida Julio César poderia ser estendida tanto da base aérea à Baía do Guajará, quanto da Avenida Almirante Barroso até o rio Guamá, atravessando a área da COSAMPA, passando entre o lago Bolonha e a estrada da “Fazenda Velha”.<br /><br />Todas as vias desse eventual anel rodo-metropolitano seriam do tipo “expressa” (livre de cruzamentos), com longas retas e curvas de raio longo, compensadas (inclinação positiva do lado externo da curva), inclusive nos “super-trevos” (super viadutos), favorecendo um fluxo de tráfego veloz e seguro que estaria livre de semáforos, lombadas, travessia de pedestres, veículos de tração animal, ciclistas e cadeirantes, que atravessariam as vias expressas através de túneis, rampas (passarelas) de acesso irrestrito e ciclovias.<br /><br />A imagem do satélite esclarece que o trânsito mais intenso deve fluir margeando a cidade, aliviando os pontos críticos, principalmente no centro antigo, cujo afluxo atual seria diluído por causa da múltipla escolha de acessos, ou não, no caso de caminhões que se dirijam ao porto, ou no desembarque bairro-centro, dos ônibus, que seguiriam margeando a Baía do Guajará, retornando à periferia.<br /><br />Rotas urbanas mais longas, realizadas sobre vias planejadas, diminuem a incidência de colisões e economizam tempo e combustível, quando comparadas a trechos mais curtos que atravessem bairros densamente povoados, repletos de cruzamentos congestionados.<br /><br />Eu nunca vi um político ou engenheiro de transportes mencionar a necessidade, urgente, de um Anel Rodoviário-Metropolitano, que resolveria problemas de tráfego congestionado. Somente um projeto monumental reordenará Belém e abrirá novas áreas para uma urbanização horizontal planejada (anti-favelização). A ilha do Mosqueiro e algumas ilhas de Ananindeua são imensas e desabitadas, e estão à poucos minutos do Ver o Peso, desde que se dê prioridade à fluidez (velocidade) do tráfego.<br /><br />O problema do brasileiro é "pensar" que o caminho mais curto entre dois pontos não é uma reta. E quando ele faz uso da regra lógica, é de uma forma perversa: espreme ciclovia contra faixa exclusiva para ônibus em vias já estranguladas e subdimensionadas, verdadeiras “fábricas” de moer carne. O "prefeito" Edmilson Rodrigues fez isso na Rodovia Augusto Montenegro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2356299122966455137.post-46291738740484335572012-01-30T02:01:28.084-08:002012-01-30T02:01:28.084-08:00Mais uma vergonha com falsas promessas de político...Mais uma vergonha com falsas promessas de políticos corruptos de nosso Estado!Bseuhttps://www.blogger.com/profile/09742905028806689169noreply@blogger.com