quinta-feira, 28 de abril de 2011

PSDB de Belém e suas onze Zonais Executivas farão convenção sábado

O PSDB de Belém e suas 11 Zonais farão sua convenção municipal no próximo sábado (30/04) com início marcado para as dezessete horas com a finalidade de eleger a nova comissão executiva do Diretório Municipal de Belém e, da mesma forma, as onze zonais que representam o partido nos bairros e nos distritos da capital também irão renovar as suas respectivas diretorias.

O presidente do PSDB no Pará, Zenaldo Coutinho esteve reunindo na sede do partido nesta quarta-feira (27/04) com os representantes das onze zonais e com a bancada de vereadores do PSDB de Belém, composta dos parlamentares Nehemias Valentim e Paulo Queirós para acertar os detalhes do evento
Na reunião preparatória à convenção municipal, o presidente do PSDB Regional, Zenaldo Coutinho recebeu dos representantes das zonais tucana um documento contendo dez itens que objetiva dar maior capilaridade as zonais, pois elas estão no seio da comunidade, sendo, portanto, um dos melhores instrumentos para levar a mensagem do partido para as bases.

O manifesto também propõe iniciar o debate sobre a sucessão municipal, preparação da chapa de pré-candidatos a vereadores, seminário de formação política aos filiados, evento de comemoração dos 22 anos de fundação do PSDB, entre outras proposições acatadas pela direção partidária.

A comissão escolhida para coordenar os trabalhos está assim composta: deputado federal André Dias, Fabrício Gama, Orlando Brito do Carmo, Eliezer Pinho Freitas, Cícero das Neves, José Augusto Tavares, Elias Santos, José Farias, José Bezerra Mineiro, José Carlos Figueiredo, além dos vereadores Nehemias Valentim e Paulo Queirós.

Também ficou definido entre Zenaldo Coutinho e os membros do Diretório Municipal do PSDB/Belém que todas as chapas apresentadas para compor o organograma do partido na esfera municipal no próximo sábado serão denominadas “Chapa Carlos Silva – Carlão”, em homenagem a um de seus membros militantes, falecido precocemente ano passado. “Carlão” presidia a 73ª Zonal e prestou relevantes serviços a esta agremiação partidária.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Simão Jatene anuncia saída de Duboc do Detran

O governador Simão Jatene anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, que o diretor do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Sérgio Duboc, será substituído pela técnica Maria do Céu Guimarães de Alencar. Até o final desta semana, tanto a exoneração de Duboc quanto a nomeação de sua substituta devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado.

Simão Jatene anunciou a saída de Sérgio Duboc em coletiva concedida durante uma visita à Santa Casa de Misericórdia. Segundo o governador, Duboc entregou o cargo diante das acusações envolvendo seu nome em irregularidades na Assembléia Legislativa. “Ele declarou que não gostaria que o governo fosse alvo de disputas políticas envolvendo o o seu nome, e para que pudesse se defender das acusações pediu afastamento, com o que concordei”, explicou.

Jatene fez questão de ressaltar as qualificações de Márcia do Céu Alencar para o cargo de diretora do Detran. "Ela é uma técnica muito competente e fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Planejamento no primeiro mandato. E por ter esse perfil, embora já estivesse aposentada, é que foi convocada a prestar mais este serviço ao estado e à gestão pública”, disse ele.

Questionado se seria a favor da instalação da CPI para investigar as irregularidades na Assembléia Legislativa do Estado, o governador disse que é preciso apurar as responsabilidades. "Se isso não acontecer, fica, para todos, a sensação de impunidade, o que não é bom nem para a sociedade nem para a classe política. Quando eu digo que sou a favor da apuração do caso, falo da necessidade de instauração do procedimento legal para isso”, afirmou.

Jatene ressaltou, no entanto, que é preciso que haja cautela no julgamento público das pessoas envolvidas. “No caso do Sérgio, eu não condenei nem julguei ninguém. É preciso ter cuidado na condução de situações como essa, pois julgamentos equivocados podem arrasar com a vida das pessoas antes que elas tenham a oportunidade de se defender. É preciso separar o joio do trigo”, disse.

Elielton Amador/Secom”

Pioneiro vai a tribuna e anuncia medidas saneadoras na ALEPA

O deputado, Manoel Pioneiro (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deixou a mesa de trabalho para fazer da tribuna da ALEPA um longo e esclarecedor pronunciamento dirigidoaos deputados e, principalmente, à sociedade paraense, buscando botar "os pingos nos is" sobre o momento turbulento que vive o parlamento estadual, sob sua presidência que ainda não completou quatro meses. Veja o discruso a seguir:

"Fiz questão de hoje ocupar a tribuna, para deixar claro meu posicionamento, não apenas como presidente deste poder,mas também como deputado, sobre a crise instalada na Assembléia Legislativa. Denúncias de manipulação na folha de pagamento de pessoal,de funcionários fantasmas,número excessivo de estagiários, uso exagerado de benefícios, são as principais denúncias que levaram o Ministério Público investigar a fundo acusações que pairam sobre nossa Casa no passado.

Diante desses fatos tramita nesse Parlamento a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. É sobre isso que gostaria de me posicionar, pois não cabe a um presidente deste poder e,como um dos deputados mais votados no último pleito, deixar de manifestar minha posição de forma clara a opinião pública.

A CPI teria o poder de investigar essas denúncias e,ao final de seus trabalhos,enviar o relatório final para o Ministério Público Estadual,para que adote os procedimentos que julgar necessários.

Vamos refletir sobre essas questões. Em primeiro lugar quero deixar claro que me sinto absolutamente confortável para aprovar a criação em uma CPI para investigar essa crise. Como deputado de oposição que era na legislação passada não tive qualquer participação na condução das ações administrativas deste poder. Como presidente, no pouco tempo que estou à frente da administração desta Casa,já adotei várias medidas saneadoras,entre as quais posso destacar a demissão de vários comissionados e a extinção da rubrica 10, que permite ao presidente conceder gratificações no montante que desejasse aos que recebiam esse benefício.

Desafio quem quer que seja apontar se existe qualquer desvio em nossa administração. Desde o início das investigações abrimos as portas da Assembléia Legislativa para o Ministério Público, numa atitude nunca em outra Casa Legislativa do País. É de nosso interesse que as irregularidades sejam plenamente apuradas e os culpados punidos exemplarmente.

Portanto, nada a temer em relação a uma CPI.Ora, se após os trabalhos da CPI o relatório final será enviado ao Ministério Público,porque não fortalecer o trabalho do MP e queimar essa etapa? A sociedade exige pressa na apuração dessas denúncias e uma CPI prolongaria por no mínimo 120 dias o prazo para que apresentemos o relatório ao Ministério Público. Não, essa crise exige respostas imediatas.Nós já estamos adotando medidas.

A sociedade não suporta mais conviver com essas denúncias.
Sem falar que a Assembléia tem uma extensa agenda para cumprir. Temos uma comissão para estudar os efeitos perversos da Lei Kandir para o estado.Outra para acompanhar a polêmica questão da hidrelétrica de Belo Monte. Sem falar em dezenas de projetos importantes que esperam para ser votados,de extrema relevância para nossa sociedade.

Uma CPI nesse momento, além de paralisar essa agenda importante para a sociedade ,não teria maior independência e isenção para realizar os trabalhos de investigação do que está tendo o Ministério Público. Ao final dos trabalhos,uns diriam que a CPI foi feita para alguns poucos deputados aparecerem na mídia. Outros dirão que o resultado se transformou em pizza. É melhor,portanto,inclusive politicamente, que o Ministério Público continue a conduzir as investigações.

Mas concordo com os deputados que não devemos ficar só na negativa à criação da CPI. É preciso tomar medidas contundentes. Paralelas à investigação conduzida pelo MP. Nesse sentido,gostaria de anunciar a adoção das seguintes medidas.

1- Contratação de uma empresa de consultoria independente e especializada para realizar uma auditoria completa na folha de pagamento de pessoal;
2- Recadastramento de todos os servidores efetivos, temporários e comissionados da Assembléia;
3- Implatação do ponto eletrônico para controlar a freqüência dos funcionários e coibir a existência dos chamados funcionários fantasmas;
4- Cumprir as determinações do Ministério Público do Trabalho no que se refere à existência dos servidores temporários,admitindo apenas aqueles que forem contemplados pela legislação vigente;
5- Reorganizar e fortalecer a Comissão de Controle Interno das ações administrativas da Casa,inclusive com o acompanhamento de dois deputados: um indicado pela liderança do governo e outro pela liderança da oposição;
6- Definir através de resolução em três o número máximo de estagiários por gabinete parlamentar,sem qualquer tipo de concessão;
7- Regulamentar a extenção dos demais benefícios existentes na Casa através de resolução e de forma igualitária ;para todos os deputados;
8- Elaborar o Regimento Interno parao funcionamento do Colégio de Líderes,de forma a assessorar a Mesa Diretora na condução dos destinos da Casa;
9- Criar a Ouvidoria Geral da Assembléia Legislativa para receber denúncias a sugestões que melhorem o funcionamento do Poder;
10- Implantar um plano de Cargos e Salários do funcionalismo que privilegie o mérito e impeça irregularidades,tais como a ascenção vertical ilegal,o acúmulo imotal de gratificações e a efetivação de funcionários ao arrepio da lei.
11- Limitar o número de servidores que participam de Comissões, ao mesmo tempo em que reduziremos o percentual das gratificações que os mesmos recebem;

Com essa medidas, e com outras poderemos adotar a partir de sugestões que chegarem até nós,estaremos dando uma resposta imediata a esse que revolta todos os homens e mulheres de bem.

Vamos apostar na seriedade e na sobriedade dos trabalhos de investigação que estão sendo realizados pelo Ministério Público. Vamos apostar na capacidade do nosso Colégio de Líderes, que representa todos os partidos. Vamos apostar na capacidade da nova Mesa Diretora de estar sintonizada com os anseios da sociedade para impedir que tais abusos se perpetuem.
É nosso determinação fazer com que a Assembléia volte a ter participação ativa em projetos sociais voltados para a juventude,para as mulheres e os idosos.

Com as medidas que estamos adotando faremos a economia necessária para essas atividades. Não tenho dúvidas qye reduziremos os custos de manuntenção desta Casa para aumentarmos nossa capacidade de fiscalizar, legislar e atender aos verdadeiros anseios daqueles que nos elegem.

É na hora desta Casa dar exemplo de união. Com medidas saneadoras. Com a colaboração do Ministério Público. Encarando a sociedade com nossas deficiências,mas sobretudo renovando nosso compromisso de fortacelel este Poder como a caixa de ressonância dos interesses de nossa sociedade. Parlamento representado por deputados dos mais variados perfis, profissionais, ideológicos e políticos. Por homens e mulheres que muito já fizeram e muito haverão de fazer por nossa sociedade e não merecem ser jogados na vala comum de uma meia dúzia de aproveitadores que serão indentificados no curso das atuais investigações e devidamente punidos.

É o que eu tenho a dizer. Muito obrigado!

Deputado Estadual
Manoel Pioneiro
26/04/2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

A polêmica carta que Hélio Gueiros escreveu ao jornalista Lúcio Flávio Pinto

Uma carta escrita em 1991 e enviada ao jornalista Lúcio Flávio Pinto pelo ex-governador Hélio Gueiros, falecido recentemente, utilizando-se de palavras chulas e de baixo nível demonstra o estilo polêmico e irreverente do "Papudinho" no traço de J. Bosco - ao lado).
O texto abaixo foi retirado do Blog do Barata.

Transcrevo abaixo, na íntegra, a ignominiosa carta enviada pelo ex-governador Hélio Gueiros ao jornalista Lúcio Flávio Pinto.

"Lúcio Flávio,

“Por que tu não vais chupar o cú da puta que te pariu?
"Sabia que tu eras filho da puta. Sabia que quem te emprestou o sobrenome era um bandido. Sabia que és um corno manso. Sabia que és frequentador habitual dos hospícios. Mas não sabia - confesso - que agora estás cooptado pela pica do Jáder fazendo concorrência à corte dos eunucos que lhe cercam.

“Somente um corno muito safado como tu, amancebado agora com um ladrão, pode ter a coragem de parir pelo rabo o teu escoito de nojo. Viraste porta voz de quem achavas que era o maior larápio de todos os tempos deste Estado. Mas, naturalmente, porque te converteste a ele e estás sendo consolado pelo pau dele debaixo das escadas, queres te redimir do passado, seu grande filho da putíssima.

“Se o orçamento de 91 está defasado, seu sacana, a culpa não é minha. É da inflação. Fizemos uma proposta orçamentária baseada em inflação zero porque se acreditava que o Plano Collor ia liquidar com a inflação. Não acabou e, por isso, está havendo a defasagem no começo logo do segundo trimestre. Até tu, seu grande filho de uma égua, estás gastando neste mês de abril muitas vezes mais do que gastavas há um ano. Mas o que importa, seu veado cínico, não é a rubrica orçamentária mas sim a arrecadação. Eu só gastei o que arrecadei. Não gastei o que não arrecadei. O que vale é isso e não o detalhe do desajuste orçamentário. A tua crítica sobre suplementação de verba é canalhice porque o fundamental não é a rubrica e sim o dinheiro. E isso eu tive. Arrecadei e gastei o que arrecadei. Se o teu macho quiser gastar, roubando e dividindo contigo, que vá arrecadar.

“Quanto ao empréstimo, seu chupador de cacete, está tudo explicado na minha mensagem ao Legislativo deste ano. O empréstimo é do tempo do Jáder para pagar as contas do Jáder referentes à PA-150. Foi o que fiz porque em 87 não sabia, como tu, que o Jáder era um gatunaço e por isso honrei os compromissos dele. Mas um merda como tu dá a entender que se pode contrair empréstimo às escondidas, clandestinamente, à maneira como tu dás o cú.

Não pode, seu sacana. Tem de ter autorização do Legislativo e isso foi publicado no Diário Oficial. Tem de ter autorização do M. do Planejamento e isso foi publicado no Diário Oficial. Tem de ter autorização do Senado e isso foi publicado no Diário oficial. Então, como é que dois filhos de uma puta, tu e o Jáder, ficam dando a impressão de que ninguém sabia do empréstimo? Honrei os compromissos dele repassando aos empreiteiros da PA-150 o valor do empréstimo. Por que o líder do PMDB, que prometeu CPI para investigar os empréstimos, não concretiza a convocação?

“A tua observação sobre política de terra arrasada, seu mineteiro de macho, é outra sacanagem. Por aí afora, os governadores estão tendo problemas para pagar três, quatro meses de funcionalismo em atraso. Aqui o teu ventríloquo diz que está tendo problema para pagar março. E está tendo problema porque a irresponsável bancada dele concedeu aumento de 400% ao Legislativo, forçando o Judiciário, Ministério Público, tribunais de conta a fazerem o mesmo. E a irresponsável bancada dele majorou em igual proporção a Polícia Militar e decretou taxa de interiorização para todo pessoal civil e militar. Nada disso foi feito por mim. Despesa nova autorizada por mim só um modesto aumento para quem não pertence nem ao Legislativo, nem ao Tribunal de Contas e assemelhados. Só e mais nada.

Terra arrasada fez o PMDB, orientado pelo Jáder, que achava que não ganharia eleição, como de fato não ganhou licitamente, mas está hoje trepado no poder, trepando contigo, por causa da fraude.
“Era o que tinha a te dizer, seu crápula. Não adianta fingir que não recebeste nem leste esta porque estou tirando xerox em abundância para distribuição aos teus leitores.

“E antes que eu me esqueça de repetir: por que tu não vais chupar o rabo e a boceta da puta que te pariu?

“18.04.91

“Hélio Gueiros”

Polícia Civil e MPE apreendem R$ 500 mil na casa de Robgol

Ex-atacante do Paysandu, (Foto ao lado) que foi deputado estadual, é investigado por participação em esquema de fraude na Assembleia Legislativa do Pará

O Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil apreenderam cerca de R$ 500 mil em espécie e R$ 40 mil em tickets alimentação da Assembleia Legislativa do Pará, na casa do ex-deputado Robson Lima Nascimento, conhecido como Robgol. Robson Lima está sendo investigado pelo MPE como participante em um esquema de fraudes em contracheques da Alepa que já teria desviado quase R$ 1 milhão desde 2008. O ex-deputado e ex-presidente da Alepa Domingos Juvenil também é alvo de investigações. O MPE chegou a fazer buscas em seu apartamento, mas nada foi encontrado, já que ele não reside mais em Belém.

Iniciadas há cerca de um mês, as investigações resultaram hoje (19) na prisão de três pessoas: Jorge Cadar (chefe do setor de informática), Semel Charone (chefe do gabinete civil) e Daura Hage (funcionária do gabinete do deputado Júnior Hage). A justiça também expediu mandado de prisão contra uma quarta funcionária, Euzilene Lima, que não foi encontrada, mas, segundo seu advogado, irá se apresentar em breve. As três pessoas detidas prestaram depoimento no prédio do MPE e ficarão presas por cinco dias, temporariamente, para não atrapalhar as investigações.

O ESQUEMA

De acordo com o MPE, foi constatada a prática de quatro tipos de fraudes: inclusão de vantagens indevidas nos contracheques, sonegação de imposto de renda e contribuição previdenciária, contratação de funcionários fantasmas e utilização de “laranjas” na folha de pagamento. Segundo o MPE, pelo menos 14 pessoas foram contratadas sem saber que eram funcionárias da Alepa. Seus nomes e documentos eram usados pelos fraudadores sem o seu consentimento.

Durante a ação no prédio da Assembleia Legislativa, o Ministério Público apreendeu discos rígidos de computadores pertencentes aos setores de informática, financeiro e recursos humanos, além de pilhas de cópias de contracheques datados desde 2008. O material passará por perícia e, se for constatada fraude de desvio de recursos federais, a investigação será encaminhada ao Ministério Público Federal.

Pesquisador diz que data da Páscoa pode ser modificada


LONDRES (Reuters Life!) - A Última Ceia ocorreu numa quarta-feira -- um dia antes do que se pensava -- e a data para a Páscoa agora pode ser modificada, segundo um cientista da Universidade de Cambridge que está buscando resolver as contradições mais persistentes da Bíblia.

Cristãos estabeleceram a última refeição de Jesus na Quinta-feira Santa há séculos, mas graças a uma redescoberta do antigo calendário judaico, o professor Colin Humphreys sugere outra interpretação.

"Eu estava intrigado com as histórias bíblicas sobre a última semana de Jesus, nas quais ninguém consegue encontrar nenhuma menção de quarta-feira. É chamado de um dia perdido", disse Humphreys à Reuters. "Mas isso parecia ser tão improvável: afinal de contas Jesus era um homem muito ocupado."

Suas descobertas ajudam a explicar a inconsistência misteriosa entre os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, que disseram que a Última Ceia coincidiu com a Páscoa Judaica e o de João, que disse que a refeição ocorreu antes do dia sagrado judaico que comemora o Êxodo do Egito.

A pesquisa de Humphreys sugere que Jesus, Mateus, Marcos e Lucas estavam usando o calendário pré-exílico, do tempo de Moisés e que conta o primeiro dia do mês a partir do final do antigo ciclo lunar, enquanto João estava se referindo ao calendário oficial judaico.

"Foi um erro extremamente curioso para qualquer um fazer porque para o povo judeu, a Páscoa Judaica era uma refeição muito importante", disse Humphreys, um cientista na área de metalurgia e materiais, e cristão.

Com a ajuda de um astrônomo, Humphreys reconstruiu o calendário pré-exílico e colocou a Páscoa Judaica no ano 33 d.C, amplamente aceito como a data da crucificação de Jesus, na quarta-feira, 1o de abril.

Isto significa que se os cristãos modernos quiserem estabelecer uma data para a Páscoa com base nos cálculos de Humphreys, que ele investiga desde 1983, o Dia da Páscoa seria no primeiro domingo de abril.

YAHOO NOTÍCIAS!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Morre Hélio Gueiros – O nosso simpático “Papudinho”


O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros morreu no começo da tarde desta sexta-feira (15) em Belém (PA), de complicações múltiplas. O velório acontece no Palácio Lauro Sodré, no bairro Cidade Velha, onde já funcionou a sede do governo. Político que proibiu o depósito de lixo atômico em Serra do Cachimbo, no sul paraense, ele será enterrado amanhã, às 15h, no cemitério Recanto da Saudade. A mulher do político, secretária municipal de Educação de Belém, Terezinha Gueiros, está em São Paulo, em tratamento de saúde.

Segundo informações da família, o ex-governador já vinha sofrendo de várias complicações de saúde, principalmente de insuficiência renal. Há algum tempo, ele era submetido a tratamento de hemodiálise e há três meses aposentou a coluna dominical sobre política que mantinha em jornal local do Pará.

Jornalista com passagem por todos os maiores jornais do Estado, advogado, escritor e membro da Academia Paraense de Letras, Hélio Gueiros foi governador do Pará entre os anos de 1987 e 1990. Ele também exerceu mandatos de senador, deputado federal e estadual, tendo seus direitos políticos cassados à época da ditadura militar, o que o manteve afastado da vida pública por dez anos.

A prefeitura foi o último cargo público ocupado por Gueiros, que estava com 84 anos e deixou cinco filhos. De lá para cá, foi derrotado em nova tentativa de eleição, quando perdeu para o atual prefeito, Duciomar Costa (PTB).
Cearense, o ex-governador começou a carreira política ao lado de Magalhães Barata, interventor do Pará nomeado por Getúlio Vargas classificado como populista. Foi deputado federal pelo MDB, mas teve o mandato cassado.

Foi, também, senador, mas os cargos no Executivo foi que valeram a Gueiros maior publicidade. Quando era governador, desautorizou o então presidente da República, José Sarney, de enviar lixo tóxico para Serra do Cachimbo e, ainda, sancionou lei estadual que proibiu o depósito de qualquer material radioativo no Pará.

Mais tarde, o governo revelou que os Estados Unidos pretendiam não só depositar lixo atômico no Brasil, como realizar testes atômicos aqui. A permissão renderia R$ 1 milhão por dia ao governo brasileiro, caso o acordo tivesse sido cumprido.
Apelidado de “papudinho”, ele também ficou conhecido por responder de forma jocosa a reivindicações de professores e questionamentos da imprensa. Diante de ameaça de greve dos professores, respondeu com um “eu choro”.

A morte foi lamentada por políticos e comentada pela população. Além de ter passagem por episódios que ganharam repercussão nacional, ele entrou para o anedotário político local por causa do gosto pela bebida e pelas tiradas cômicas.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, disse que o ex-prefeito foi uma das figuras políticas mais marcantes que o município e o Estado do Pará já tiveram.
Correligionário de Gueiros, Jader Barbalho, presidente do PMDB no Pará, lamentou a morte e disse ter vivido encontros e desencontros com o ex-governador. “Foram muito mais encontros felizes, de verdadeira amizade”, segundo ele.

Na história política do Pará, os dois já estiveram em lados opostos, com momentos em que Gueiros chamou Jader de ladrão e apoiou o então adversário do peemedebista, Almir Gabriel, para o governo, em 1994.
Já reaproximados, Gueiros se filiou ao PMDB e até três meses atrás, escrevia uma coluna política dominical no jornal de Barbalho.

O Pará perde Hélio Gueiros

Faleceu hoje por volta das 15 horas o ex-senador, exgovernador e ex-prefeito de Belém, Helio da Motta Gueiros (Na Foto com a Professora Terezinha Gueiros, esposa)O motivo de seu falecimento ainda não foi divulgado. Daqui a nossa solidariedade e profundo sentimento a toda sua família.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reportagem mostra vídeo e monta um perfil de Wellington o assassino na escola de Realengo

COLOCARAM WELLINGTON (O ASSASSINO NA ESCOLA EM REALENGO NO RIO) DE CABEÇA PARA BAIXO, DENTRO DA PRIVADA E DERAM DESCARGA

(EXCLUSIVO!!!) TRECHOS DA SEGUNDA CARTA E VEJA O VÍDEO ABAIXO


Diz a carta: "Quero deixar claro que não sou o responsável por todas as mortes que ocorrerão, embora meus dedos serão responsáveis por puxar o gatilho”.

Outro trecho: "Cada vez que virem alguém se aproveitando da bondade ou da inocência de um ser, lembrem-se que esse tipo de pessoa foi responsável por todas essas mortes, inclusive a minha”.

Ele tenta usar o bullying, a perseguição que diz ter sofrido na escola, para justificar a morte de 12 crianças.

Trecho da carta: "Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meus sentimentos".

Wellington cita o menino australiano que, há poucas semanas, revidou a uma agressão na escola. E chama de irmãos dois outros assassinos em série: Chu Seng-hui, que em 2007 matou 32 pessoas na universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, e o brasileiro Edmar Aparecido Freitas, que em 2003 feriu seis pessoas em uma escola no interior de São Paulo.

O psiquiatra Talvane de Moraes,disse que Wellington era doente mental e sofria de esquizofrenia.

O ASSASSINO SOFREU BULLYING NA ESCOLA ONDE MATOU AS 12 CRIANÇAS

Wesley Yamasaki, empresário disse que certa vez no colégio pegaram Wellington de cabeça para baixo, botaram dentro da privada e deram descarga. Algumas pessoas instigavam as meninas: "vai lá, mexe com ele." Ou até incentivo delas mesmo: "Vamos brincar com ele, vamos sacanear”. As meninas passavam a mão nele, disse Wesley. Esses maus-tratos aconteceram em 2001. Naquele ano, em 11 de setembro, o maior ataque terrorista de todos os tempos virou obsessão para Wellington.



Em depoimentos prestados à polícia, a irmã de criação e os dois filhos dela disseram que, depois do atentado às Torres Gêmeas, Wellington dizia que iria fazer o mesmo no Cristo Redentor e que era adepto de Bin Laden, o chefe do grupo terrorista responsável pelo atentado de Nova York.

Para os especialistas, tudo aponta para uma conclusão. Wellington tinha uma doença mental grave que não era apenas uma questão de temperamento e também não foi provocada pela perseguição dos outros.

Foi no isolamento que ele criou um mundo de delírios se criou um assassino. Foi no isolamento que ele criou um mundo de delírios em que pareceu acreditar que, de alguma forma, seria visto como herói, um mártir digno de pena. Entrou para a história como um assassino, o autor de um dos crimes mais bárbaros que o Brasil já testemunhou.
Fonte: Fantástico

domingo, 10 de abril de 2011

Jatene lança Agenda Mínima ao completar 100 dias de governo


Assim como fez em seu primeiro mandato (2003 a 2006), o governador Simão Jatene apresentará à população paraense a Agenda Mínima de Governo para o período 2011 a 2014. Com base na Agenda, o chefe do Executivo definirá as ações prioritárias de governo em todas as áreas de prestação de serviços. O lançamento será na próxima terça-feira (12), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante o evento em comemoração aos 100 dias de governo.

Na solenidade de lançamento da Agenda Mínima será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado do Pará e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), representando por seu presidente, Erik Sardeli Camarano, com o objetivo de modernizar e fortalecer a capacidade de gestão pública do Estado em todos os níveis.

Conclusão de obras - Um dos compromissos políticos assegurados pelo governador que estará entre as prioridades da Agenda Mínima está relacionado às obras inacabadas do governo passado. O objetivo da atual gestão é finalizar tudo o que ficou pendente. Um dos exemplos já postos em prática é a conclusão da primeira etapa do Projeto Ação Metrópole, com a inauguração da passarela localizada entre os dois principais pontos de travessia da Avenida Júlio Cezar.

Agora, a meta é dar andamento à 2ª etapa do projeto, que prevê melhorias no transporte coletivo. A continuação das obras feitas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a construção de casas populares e a ampliação do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará também fazem parte desse compromisso.

Lançada em 2003, no primeiro mandato do governador Simão Jatene, a Agenda Mínima, que previa investimentos de R$ 2,2 bilhões, chegou ao final do governo, em 2006, com cerca de R$ 3 bilhões, incluindo o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), que criou 15 milhões de hectares de reservas florestais, naquilo que Jatene definiu com um "pacto entre o homem e a natureza". Na época, o Pará ganhou destaque como o quinto Estado brasileiro com a melhor relação investimento e receita total.

Brasil Competitivo - O Movimento Brasil Competitivo, que será parceiro do governo do Estado, foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a qual busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, com o aumento da competitividade.

Para cumprir o papel de construtor de capital social, o MBC sustenta a ética, o foco em resultados e a transparência como valores fundamentais. A meta máxima do movimento é gerar novas lideranças, pessoas que levem para seus municípios e Estados as mesmas diretrizes do Movimento Brasil Competitivo.


Programação dos 100 dias de govermo e lançamento da agenda mínima:

Local: Hangar

Abertura: 14h

14h30 - Conferência de Abertura: 'Governança por Resultados'.
- Palestrante: Professor Caio Marini, do Instituto Publix

15h - Apresentação dos Resultados dos 100 dias de Governo e Lançamento da Agenda Mínima - Governador Simão Jatene

16h - Assinatura do Termo de Cooperação Técnica Governo do Estado do Pará - Governador Simão Jatene e Erik Sardeli Camarano, presidente do MBC

16h10 - Pronunciamento de Erik Camarano

16h30 - Encerramento - pronunciamento do governador

Fonte: Agência Pará

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assassino suicida em escola do Rio postou aviso antes na internet

RIO - Um perfil anônimo no Orkut postou, sete dias antes da chacina na escola Escola Municipal Tasso da Silveira, uma mensagem que falava de uma chacina num colégio do Rio de Janeiro. O texto, que também foi publicado por um perfil falso do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) na mesma rede social, num fórum que debate o bullying afirma que "em breve teremos um documentário estiloColumbine nas telinhas nacionais", se referindo ao massacre na escola americana em Littleton, Colorado, que terminou com 13 mortos e 25 feridos .

"Nem estou chorando, apenas me preparando para uma chacina que irei fazer no colégio que fui bulinado (sic). Em breve teremos um documentário estilo Columbine nas telinhas nacionais. Aguardem....", diz a mensagem.
O deputado Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira que não sabia sobre o perfil falso. Bolsonaro disse ainda que não possui qualquer conta numa rede social, e se colocou à disposição para ajudar nas investigações:

- Meu nome foi o mais falado esta semana no twitter, nas páginas eletrônicas. Eu sou o nome do momento. Isso pode ser alguém querendo associar minha imagem ao caso. Se eu começar a tentar processar todo mundo eu vou ficar maluco, mas, lógico, que tudo que puder fazer para ajudar eu faço. Deixo meu computador ou o que precisar à disposição para as investigações - afirmou ele.

A comunidade "No Escuro", onde a mensagem foi postada, convoca seus mais de 46 mil membros a contarem seus segredos e medos, e a confessar suas fraquezas. De acordo com a assessoria de imprensa do Google, responsável pela rede social, não há como falsificar a data que uma mensagem é postada, o que confirma que o texto foi publicado sete dias antes do ataque.
Por O Globo | Agência O Globo – sex, 8 de abr de 2011

VEJA ABAIXO TEOR DA CARTA QUE O ASSASSINO SUICIDA DEIXOU PARA SER LIDA E QUE FOSSE SEGUIDA APÓS O MASSACRE NA ESCOLA DE REALENGO NO RIO

"Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem usar luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgemsem sua permissão, os que cuidarem do meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está nesse prédio em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão.

Se possível quero, ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme, minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira que está sepultada no cemitério de Murundu. Preciso da visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante da minha sepultura pedindo perdão de Deus pelo que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna”

“Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado à uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se sustentar, os animais não podem pedir comida ou trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, pois cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar este imóvel para o meu nome e todos sabem disso, se não cumprirem o meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não têm nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi”

terça-feira, 5 de abril de 2011

A vitória de Nelson Pinheiro, em Tracauteua foi também a vitória do PTdoB contra PMDB e PSDB


A conquista da prefeitura de Tracuateua, município localizado na região bragantina, além de confirmar a liderança do vereador Nelson Pinheiro que exercia interinamente a função de prefeito municipal naquela cidade, deu também ao Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), sob a liderança de Zezinho Lima (Foto ao lado com o prefeito eleito) a hegemonia naquela região.

O PTdoB considerado um partido “nanico” mas que para seu presidente regional é um partido emergente, manteve na região bragantina o seu único prefeito no Estado do Pará, onde também tem vários vereadores eleitos, tanto em Tracuateua como em Bragança. O PTdoB enfrentou e venceu nada menos que dois gigantes partidos paraense, o PMDB e o PSDB e confirmou nas urnas a sua força.

Para o presidente regional do PTdoB, Zezinho Lima a meta agora é preparar o partido para fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores nas próximas eleições municipais. "Estamos reorganizando o partido em todo Estado. Esse processo já vem sendo feito bem antes das eleições de 2010 e vamos chegar em 2012 com nomes fortes para ampliar a nossa presença eleitoral no Pará", destaca Zezinho Lima.

ELEIÇÃO EM TRACUATEUA

Depois de dois anos e três meses sendo governado interinamente por quem ocupasse a presidência da Câmara Municipal, finalmente a população do município de Tracuateua elegeu seu prefeito, em votação tranquila realizada durante todo o dia de ontem, e cujo resultado foi divulgado por volta das 20h30 do último domingo (03/abril), pelo juiz eleitoral Roberto Valois.

O eleito é do PT do B e já vinha ocupando o cargo desde o início do ano passado, Nelson Pinheiro da Silva, da coligação PT do B, PT, PTB, PSDC e PSB. Ele continuará governando Tracuateua até janeiro de 2014. A diplomação está marcada para 28 deste mês e, a pedido da Câmara, a posse ocorrerá a 1 de Maio.

Ao final da apuração, Nelson Pinheiro teve 5.518 votos, 36,68% do total; o peemedebista Tamariz perdeu em segundo com 4.913 votos (32,66 %); Aluísio Barros, do PDT, ficou em terceiro com 3.187 votos (21,18 %) e o ultimo lugar ficou com o tucano Hugo Lisboa Moura, com 1.427 votos (9,48%).

Os votos válidos foram de 96,31%, com uma abstenção de 3.967 eleitores (20,25%); 85 votos brancos (0,54%) e 492 nulos (3,15%). Estavam inscritos 19.561 eleitores, mas votaram 15.622 (79.75%) A eleição foi organizada pelo juiz eleitoral Roberto Valois, a promotora eleitoral Gruchenhka Freire, a chefe de cartório Alda Simone Vidal Gois e o técnico João Paulo.

Ministério Público declara guerra ao jogo do bicho no Pará


Uma reclamação trabalhista que não pôde prosseguir porque o empregador é o jogo do bicho, considerado contravenção penal, levou o Ministério Público do Estado a entrar em ação. O promotor de Justiça Criminal, Franklin Lobato, denunciou, à Justiça, José Manoel Lhamas Santos, acusado de explorar a sigla Parazão do jogo do bicho, com residência na Senador Lemos, em um edifício de classe A.

A denúncia aponta que Lhamas contratou Inaldo do Socorro da Costa Albernaz para trabalhar com a arrecadação do jogo. A sede do Parazão funciona na rua Padre Champagnat, 08, na Cidade Velha. Por semana, segundo a denúncia, Inaldo recebia R$ 160 pelo trabalho, uma soma de R$ 685 mensais. Ele fora contratado em julho de 2007 e alega que cumpria jornada de 8h às 21h de segunda-feira a sábado. Em novembro de 2007, Inaldo foi demitido e tentou ingressar com ação trabalhista no Tribunal Regional do Trabalho, segundo o promotor, mas não foi possível prosseguir a ação por causa da ilegalidade da atividade do jogo do bicho.

“O nosso ordenamento jurídico proíbe a prática ou exploração de jogos de azar. Por outro lado, o jogo do bicho há muito tempo perdeu o romantismo, haja visto ser fato público e notório seu envolvimento com o crime organizado, constituindo-se atualmente em mero braço ‘semi-ilegal’ de astutos criminosos”, ressalta Franklin Lobato na denúncia.

Para conter o avanço da contravenção, o promotor enviou ofício à Polícia Civil, solicitando a instauração de inquérito policial para investigar a Central Paraense de Resultados Parazão.
Ele especifica que embora as condutas delitivas praticadas pelo contraventor penal tenham sido denunciadas em 2007, ainda não prescreveu, “uma vez que a banca continua funcionando, o que evidencia a continuidade delitiva”.
O promotor também enviou a denúncia aos membros do Grupo Especial de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado do MP (Geproc), a fim de que também atuem na investigação do jogo do bicho em Belém.

Franklin Lobato citou Inaldo Albernaz e outras três pessoas envolvidas com o jogo para prestar depoimento ao MP, em data não divulgada.
A reportagem tentou ouvir o acusado, mas não conseguiu.

SÍNTESE
O promotor enviou ofício à Polícia Civil solicitando a instauração de inquérito policial para investigar a Central Paraense de Resultados Parazão. (Diário do Pará)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Clubes desrespeitam contrato de 5 milhões. Governo cobra sua marca

Da Redação
Agência Pará de Notícias
O vice-presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), José Ângelo Souza de Miranda, disse na manhã desta segunda-feira, 4, que apoia a iniciativa do Governo do Estado, que suspendeu temporariamente o pagamento da segunda parcela do convênio assinado entre a entidade, representante dos clubes de futebol profissional do Estado, a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A iniciativa do Governo está baseada no fato de os clubes não estarem usando a marca "Governo do Estado do Pará" nas camisas oficiais e de treinos, conforme prevêem as cláusulas do convênio assinado em 20 de janeiro deste ano.

Segundo José Ângelo Miranda, os clubes não podem alegar desconhecimento das cláusulas, uma vez que a própria Federação promoveu uma reunião de trabalho com os respectivos presidentes de clubes para informar sobre o teor do documento e das responsabilidades de cada um. "Infelizmente a Federação não tem poder de exigir nada dos clubes, quem tem que fazer isso é o Governo. E o Governo está agindo corretamente à medida que busca na justiça o direito de ter sua marca nas camisas dos clubes, pois está de acordo com o convênio assinado", comentou Ângelo Miranda, ressaltando ainda que, "sem esse recurso, os clubes, sobretudo do interior do Estado, não teriam condições de participar do campeonato", completou.

Em janeiro deste ano foram assinados três convênios de patrocínio do campeonato paraense de futebol profissional. O primeiro, que dá direito à Fundação de Telecomunicação do Pará (Funtelpa) em transmitir os jogos, no valor de R$ 2,4 milhões; o segundo com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), para interiorização do campeonato, no valor de R$ 1.105.810,00 e o terceiro com o Banco do Estado do Pará (Banpará) no valor de R$ 1.560.000,00 distribuídos para Clube do Remo e Payandu Sport Club - R$ 50 mil para cada um mensalmente, e mais R$ 15 mil para o Águia; de Marabá, e São Raimundo, de Santarém. O total dos convênios soma R$ 5.065.810,00 para a vigência do ano de 2011.

Nos casos da Seel e Funtelpa, a contrapartida dos clubes prevista no convênio é o uso da marca do Governo do Estado do Pará, na camisa oficial e nas de treinos, assim como, a instalação de placas nos estádios de futebol, outdoor, banner e todo material promocional. Segundo o professor Christian Costa, secretário-adjunto da Seel, os clubes não cumpriram o acordo e foram notificados, por meio da Federação Paraense de Futebol, sobre o assunto. O primeiro ofício da Seel (nº 88/2011), de 22 de fevereiro, chamava atenção para o problema e como nada foi resolvido a Seel enviou uma segunda correspondência, no dia 21 de março (ofício nº 295), avisando da possibilidade de suspensão do pagamento e do envio do documento para o setor jurídico avaliar e tomar as medidas legais cabíveis.

A primeira parcela do convênio da Seel, no valor de R$ 443.524,00, correspondente a 40% do montante, já foi depositada na conta da FPF. A mesma situação é a da Funtelpa, que também já liberou os recursos pertinentes a 40% do valor total do contrato que dá direito a emissora transmitir os jogos do campeonato paraense. Para a vice-presidente da FPF, os clubes deverão se adequar à realidade sob pena de perder dinheiro. "Nosso sentimento é de que haverá adequação", disse Miranda.
Investimento

Segundo o secretário adjunto da Seel, Christian Costa, o investimento realizado pelo Governo do Estado do Pará no campeonato de futebol profissional é o maior do Brasil. "Infelizmente, a postura dos gestores está incompatível com a do Governo. Esse repasse não dever ser visto como filantropia, mas sim, como investimento na cadeia produtiva do mercado futebol profissional. Nós precisamos que algumas reciprocidades previstas no convênio sejam garantidas pelos clubes, do contrário, nossa postura será de suspensão do pagamento da segunda parcela dos recursos", adiantou.

O secretário também questiona sobre os prejuízos do Governo durante a primeira fase do campeonato paraense e a primeira rodada do segundo turno. "Quem vai pagar os prejuízos?", indaga o professor. Na primeira fase do campeonato foram realizadas 28 partidas e mais as etapas finais de ida e de volta. A segunda fase da competição somou quatro jogos na primeira rodada. "Queremos afirmar que estamos à disposição dos clubes para conversar. Queremos encontrar a melhor maneira de resolver essas pendências", destacou Christian Costa.
Ascom/Seel

Nelson Pinheiro, do PTdoB é eleito prefeito de Tracuateua


A cidade de Tracuateua, no nordeste do Pará, já tem um novo prefeito. Nelson Pinheiro da Silva (PT do B) venceu as eleições, do município neste domingo (3). A informação foi divulgada na noite de domingo pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

As novas eleições aconteceram porque, em 2009, Jonas Pereira Barros (PMDB) foi impedido de assumir o cargo pois estava sob a acusação de abuso do poder econômico e compra de votos durante a sua eleição.

Nelson, que era então presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura interinamente, e decidiu concorrer nesta nova eleição, na qual obteve um total de 5.518 votos, representando 36,68% dos votos válidos. Ele foi eleito representando a coligação formada pelos partidos PT, PTB, PSDC, PSB e PT do B.

Os outros candidatos tiveram a seguinte votação: Tamiris Cavalcante (PMDB), com 4.913 votos; Aloísio Barros (PDT/PR), com 3.187 votos; e Hugo Armando Moura (PSDB/PPS/DEM) obteve 1.427.

O pleito foi presidido pelo Juiz Eleitoral da 13ª Zona, José Roberto Valois, que concluiu a apuração dos votos às 19h45. Estavam inscritos 19.561 eleitores, mas votaram 15.622 (79.75%). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PA, Nelson deverá assumir o cargo já na próxima semana.


Redação Portal ORM
Foto: Fernando Araújo - O Liberal

sexta-feira, 1 de abril de 2011

VOCÊ ACHOU QUE ERA VERDADE? É 1° DE ABRIL GENTE - DIA DA MENTIRA

VOCÊ QUE RECEBEU O E-MAIL BEM ACHOU QUE ERA VERDADE, MAS ATÉ O MOMENTO OS ABNEGADOS MILITANTES DO PSDB CONTINUAM ESPERANDO, ESPERANDO, ESPERANDO... PARA ELES O GOVERNO JÁ NÃO É MAIS DE QUATRO ANOS E LÁ SE VÃO TRÊS MESES... E OLHA QUE TEM ELEIÇÃO MUNICIPAL PELA FRENTE.

VAMOS ESPERAR E O JEITO É GOZAR - AFINAL, HOJE É DIA DA MENTIRA!